quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Um grito de tristeza: Joaquim Benite

O encenador Joaquim Benite foi o fundador do Teatro Municipal de Almada e do Festival de Almada, um dos mais importantes da Europa.


Joaquim Benite começou a carreira no teatro aos 17 anos como ator, mas foi na encenação que fez o seu caminho profissional. Esteve ligado ao movimento de renovação do Teatro português no período que antecedeu e que se seguiu à Revolução de 1974.
Nasceu em Lisboa em 1943 e começou a trabalhar como jornalista, aos 20 anos, no jornal República. Depois fez parte da redação do Diário de Lisboa e foi chefe de redação dos jornais O século e O diário. Foi crítico de teatro no Diário de Lisboa e em diversas revistas e publicações.
Em 1971, fundou o Grupo de Campolide e estreou-se na encenação. Em 1976, no Teatro da Trindade, transformou o Grupo de Campolide em companhia profissional. Dois anos depois, instala a companhia em Almada. O Festival de Almada - o maior do país e considerado um dos mais importantes a nível europeu - seria criado em 1984 e, quatro anos mais tarde, Joaquim Benite inaugura o primeiro Teatro Municipal da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário