sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Um grito a dois: Duane Michals

Fotógrafo norte-americano, Duane Michals nasceu na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, em 1932. Michals cresceu no seio de uma família de emigrantes eslovenos. Começou a interessar-se pela fotografia aos 14 anos, quando iniciou as suas aulas de pintura no Instituto Carnegie. Aos 17 anos, com o dinheiro que juntara da distribuição de jornais, adquiriu o seu primeiro livro de poesia Leaves of Grass, de Walt Whitman.


Licenciou-se na Universidade de Denver e matriculou-se na Parsons School of Design, em 1956, com o intuito de se tornar num designer gráfico. Ao fim de um ano desistiu dos estudos para trabalhar na área da publicação, embora nunca tenha perdido o interesse pelas belas artes, em especial pelos trabalhos de artistas surrealistas como Magritte e Balthus.

Alistou-se no exército, cumprindo o serviço militar na Coreia. Regressado aos EUA, foi assistente de diretor artístico na Dance Magazine.

Em 1958, durante uma viagem à Rússia, desenvolve verdadeiramente a sua paixão pela fotografia. Com uma câmara emprestada, faz imensos retratos das pessoas que vai encontrando ao longo da sua viagem - este trabalho resultaria na sua primeira exposição pública de Michals.

Em 1961, colabora com a Esquire, a Mademoiselle e com a Vogue, para a qual faz a cobertura das filmagens do filme The Great Gatsby.

No final da década de sessenta e início dos anos setenta, inova ao começar a relatar histórias através das suas sequências de fotografias e também quando introduz a escrita nas suas imagens, tornado-se no primeiro fotógrafo a fazê-lo.

Ao longo da sua carreira, produziu fotografias para diversas capas de revistas, como a Life, a capa do álbum Synchronicity dos The Police e colaborou em diversas campanhas publicitárias para marcas como Elizabeth Arden e Revlon. Em 1995, publicou uma homenagem a Walt Whitman, intitulada "Salute, Walt Whitman".

Michals tem mais de vinte publicações no mercado, tendo realizado exposições em países como a França, a Inglaterra e os Estados Unidos, e sido distinguido com inúmeros prémios ao longo da sua carreira.



Sem comentários:

Enviar um comentário