sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Um grito de esperança: Prémio Nobel da Paz 2011


Três mulheres- a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee e a activista iemenita Tawakkul Karman- foram laureadas com o Prémio Nobel da Paz de 2011.
Thorbjoern Jagland, presidente do comité do Nobel, argumentou que as laureadas foram "recompensadas pela sua luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos seus direitos a participar nos processos de paz".
Ellen Johnson Sirleaf, de 72 anos, foi a primeira mulher a ser livremente eleita presidente de um país africano, em 2005. Economista e mãe de quatro filhos, a "Dama de Ferro" tenta a reeleição em pleito marcado para esta terça-feira.
A sua compatriota Leymah Gbowee teve um papel importante como activista durante a segunda guerra civil liberiana, em 2003. Ela mobilizou as mulheres do seu país para o fim da guerra, organizando inclusive uma "greve de sexo" em 2002. Também organizou as mulheres acima de suas divisões étnicas e tribais no país, ajudando a garantir os seus direitos políticos.
E Tawakkul Karman, ativista iemenita pró-direitos das mulheres, tem uma importante participação na chamada Primavera Árabe, movimento pró-abertura democrática que tem sacudido politicamente vários países do mundo árabe desde o início do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário