segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Grito 17

Tu

Perdeste o teu caminho, não sabes quem és, onde estás, para onde vais. Perto de ti, todas as pessoas parecem ter projectos, objectivos, futuro. Compreendes o que deixaste para trás, mas mais ninguém compreende. Só tu. E oscilas entre o perdão a ti próprio ou a revolta contra os outros. Qualquer coisa te deprime, te desmotiva. Qualquer coisa te alegra. Tudo parece ser uma possibilidade mas nada se concretiza. Não tens filhos: nada nasce de ti. Durante algum tempo acreditaste ser um artista com “alma peregrina”. Agora és um artista em potência. Se não fosses o presente, o que gostarias de ser?

Invejas a gravidez daquela mulher, a silhueta da outra, o rosto de uma outra, a inteligência desta, a disponibilidade dessa, o dinheiro dela, o amor que ela suscita, o desejo que inspira. Invejas a facilidade com que aquela mulher vive, a complexidade e riqueza interior da outra, os gestos de uma outra, a voz desta, a ambiguidade dessa, o mistério dela, a postura e a sua disciplina. Invejas a feminilidade de todas as mulheres. E imitas, copias, repetes, ensaias, esforças-te. Mas não és capaz. E essa incapacidade aperta-te o sexo que se dissolve dentro de ti, desaparece. Cresce-te pelo na cara, os seios descaem, engordas, cai-te o cabelo e começas a invejar os homens.

Haverá alguma verdade nas tuas palavras, nos teus olhos, em ti? Quem és tu? Às vezes penso que só existes para me baralhar e que, depois, quando sais de ao pé de mim deixas de existir. Só eu te faço existir e tu só tens a função de me confundir, enervar, complicar. Os teus olhos têm uma cor única, indescritível, quase vermelhos e amarelos, irreais. Falas com a candura dos anjos mas dizes coisas terríveis, sérias e importantes. Quando acabas de falar ris com sarcasmo o que retira credibilidade a tudo o que dizes. Nunca sei se falas a sério ou não. Há dias reparei que as tuas mãos eram de uma cor diferente do rosto e dos braços. Tinham alguma luminosidade. Não me atrevi a tocá-las: tive medo que não fossem tocáveis. Não tens espessura e mudas de cor com o tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário